Reprodução Internet

Dos 645 municípios de todo o estado de São Paulo, Votuporanga está entre os 20 que apresentaram melhor desempenho na questão do isolamento social, registrando 57% de adesão à quarentena na última terça-feira, 14, segundo informações do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), que usa dados de celulares para verificar se as pessoas estão circulando pela cidade ou ficando em casa.

Na mesma data, Rio Preto teve 48% e Catanduva 51% de adesão às medidas de distanciamento social. Fernandópolis, Jales e outras cidades da região não entram na lista porque, no momento, há acesso a dados referentes apenas a 105 cidades com mais de 70 mil habitantes.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde, segundo ele, não será suficiente para atender a população.

Mesmo com este bom número, há uma boa margem para melhoria até atingir 70%. Neste sentido, as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

Recomendadas para você