Assessoria Prefeitura Municipal de Votuporanga

A seca prolongada, o extremo calor e o alto consumo de água provocaram um fenômeno nunca visto antes em Votuporanga: a diminuição de água na represa da Saev. Por anos ela já está assoreada e a profundidade máxima é de pouco mais de  metros.

Com a longa estiagem, o volume diminuiu 2,40 metros, deixando uma fina lâmina de cerca de 0,70 metros de água. Esta situação está causando interrupção no fornecimento de água em Votuporanga, todos os dias, das 11h00 às 18h00, nas regiões centrais da cidade, além de algumas áreas da região norte e sul, que também estão sendo afetadas.

De acordo com o Superintendente da Saev Ambiental, o volume restante na represa só abastecerá a cidade por, no máximo 4 dias. A partir daí, o racionamento de água será mais rígido, por períodos mais longos, enquanto não chover e a situação de abastecimento melhorar.

Mas a Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro” abastece apenas 25% da cidade, atualmente. Para o restante da cidade há 4 poços profundos, com significativa quantidade de água. O que tem sido feito ultimamente é a interligação desses poços, para que, quando um deles estiver em manutenção, ou impossibilitado de fornecer água, outra unidade do sistema possa suprir a demanda.

Votuporanga conta com o serviço dos poços localizados nas regiões Sul, Norte, Oeste e Sudeste. Com exceção do Poço Sudeste, inaugurado em 2016, que ainda não está interligado com os demais, os outros já estão, e isso contribui para melhora no fornecimento de água em toda a cidade. 

Entre as medidas adotadas pela Saev Ambiental está a interligação desse último poço. Já foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da última sexta-feira, 02/10, o aviso de abertura de licitação para interligação do Poço Profundo do Sistema Sudeste com o Poço Profundo do Sistema Sul. A licitação será realizada no dia 13 de outubro, às 14h. 

A tubulação que será utilizada na obra já foi adquirida pela Autarquia, que agora está realizando processo para contratação da empresa que fará a execução do serviço. Esta obra deve durar cerca e 60 dias e o ciclo de fornecimento de água na cidade estará mais tranquilo, principalmente em períodos de estiagem.

Enquanto isso não acontece, algumas recomendações são bem vindas para o uso consciente da água:

- Tomar banhos mais curtos e, sempre que possível, fechar o chuveiro;

- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, não deixar a torneira aberta o tempo todo;

- Reutilizar a água que sai da máquina de lavar para outros serviços;

- Não utilizar mangueira para lavar carros ou calçadas.

 

 

Recomendadas para você