Reprodução Internet

A estiagem atípica deste ano, seguida de raras chuvas em pleno período das águas, está fazendo reservatórios de água diminuírem a vazão e alguns estão perto de secar.

Santa Fé do Sul está enfrentando muitos problemas de fornecimento de água neste ano. O município é servido por uma lagoa que abastece 60% da cidade. Para tentar amenizar a situação, funcionários do SAAE Ambiental, Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente, estavam colocando água de poços na represa que, no mês de outubro chegou a operar com apenas 10% de sua capacidade total.

Na tarde desta segunda-feira, 30/11, a autarquia emitiu uma nota informando que a partir de amanhã, 01/12, vai voltar a fazer racionamento de água. Dos quase 60 bairros do município, cerca de 40 vão ter que ficar sem água no período das 13h00 às 20h.

Trata-se de uma ação emergencial que tem o objetivo de evitar o desperdício e amenizar os efeitos da seca no fornecimento de água. Haverá fiscalização em toda a cidade e quem for pego usando água para fins não essenciais será notificado e na reincidência, será multado. Está proibido lavar calçadas, carros, etc. O SAAE Ambiental informou que houve um aumento abusivo no consumo de água nos últimos dias e que por este motivo, a medida tornou-se necessária.

Recomendadas para você