Arquivo da Família

O senhor Antonio, portador da doença de Alzheimer, estava desaparecido desde às 10h00, de uma loja no centro de Votuporanga. Ele foi encontrado pouco depois das 18h00 quando uma pessoa, que tinha ouvido a notícia do seu desaparecimento, o avistou caminhando às margens da Rodovia Euclides da Cunha, perto da Roseira. Ela ligou para Mara, a filha dele (o telefone foi colocado em todas as notícias do desaparecimento), que imediatamente tomou providências.

Como Mara soube que ele estava indo em direção à Cosmorama, ela ligou para a polícia daquela cidade, que veio em sua direção. Quando o encontraram ele já estava perto do trevo daquela cidade. Os policiais o levaram até a delegacia, onde Mara foi para buscar o pai.

Ela contou as circunstâncias do desaparecimento. Disse que estava com ele no comércio e ao entrar numa loja para comprar alguns itens, o pai foi barrado por estar sem máscara. Ele foi orientado a ficar esperando na porta da loja que ela brevemente voltaria. A filha disse que ele se agachou e ficou quietinho. Então ela entrou no estabelecimento e pegou o que precisava, porém, poucos minutos foram suficientes para o Sr. Antonio sair do local e se perder.

Ao retornar e não encontrar o pai onde havia deixado, Mara ficou apavorada e o procurou por cerca de 3 horas. Como não obteve sucesso, buscou a ajuda de amigos, parentes, redes sociais e mídia em geral, para tentar localizá-lo.

Mara, assim como os familiares de alguém que é portador de algum tipo de demência, sempre foi cuidadosa. Sr. Antonio tinha na carteira, além de documentos, um papel com o nome da filha e telefone, que podiam indicar onde procurar ajuda, caso uma situação parecida ocorresse.

Emocionada, Mara conta que jamais imaginou que tantos estranhos fossem se mobilizar por uma causa como a sua. Na foto, Mara e o pai.

Dados da Alzheimer’s Association, uma organização de saúde voluntária líder mundial dedicada ao cuidado, suporte e pesquisas envolvendo o Alzheimer, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, ao menos 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida.

Problemas com a memória, dificuldade principalmente em lembrar informações recentemente aprendidas, são normalmente os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. Além da perda de memória, os sintomas de Alzheimer incluem:

  • Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis.
  • Dificuldades para a resolução de problemas.
  • Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares.
  • Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada.
  • Confusão sobre locais, pessoas e eventos.
  • Alterações visuais, como problemas para entender imagens.

Outras informações sobre a doença podem ser obtidas no seguinte site:

https://www.alz.org/br/demencia-alzheimer-brasil.asp
 

 

 

 

Recomendadas para você