Reprodução Internet

Nesta segunda-feira, 13/09, às 19h00, será realizada por meio da rede social YouTube, uma palestra com o tema: "Comportamento suicida: cuidados e prevenção". O evento é uma referência à este mês, chamado de Setembro Amarelo, um período dedicado à prevenção ao suicídio, fato que tem aumentado em todo o mundo.

Dados compilados pela insurtech brasileira Azos indicam que, entre 2014 e 2019, o número de suicídios no Brasil aumentou em 28%. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. A cada 46 minutos uma pessoa comete suicídio.

Segundo um psiquiatra, os índices apontam que em mais de 90% dos pacientes que se suicidaram, havia uma doença mental relacionada. “Na grande maioria dos casos, o diagnóstico associado era de depressão". Também são fatores de risco para o suicídio situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais.

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Para acompanhar o evento ao vivo, é só acessar o link

https://shortest.link/RfN

Recomendadas para você