top of page
Buscar
  • Foto do escritorJanete Meire Ribeiro Cipriano

30 de maio – DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

*Três atrizes famosas têm a doença*

Esclerose é uma doença geralmente associada à idade avançada pela grande maioria das pessoas, mas no Brasil, a idade média das pessoas diagnosticadas com esta doença é de 35 anos.


Cerca de 40 mil pessoas são acometidas pela doença, por ano, no país, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).


Entre os jovens adultos que têm esta doença três são as atrizes famosas, Claudia Rodrigues (a Marinete na série "A Diarista"), Guta Stresser (a Bebel em "A Grande Família") e Ana Beatriz Nogueira (de novelas como "O rei do gado", "Caminho das Índias" e "Malhação: Vidas Brasileiras").


“Conhecer a doença e seus sintomas é fundamental para que o diagnóstico ocorra o mais cedo possível, alerta a neurologista Marina Mamede, do Austa Hospital.


“Existem várias doenças inflamatórias e infecciosas que podem ter sintomas semelhantes ao da esclerose múltipla. Por isso, ao constatar um sintoma, deve-se procurar o neurologista o mais breve possível”, orienta a médica.


A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.


Ela não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas como, por exemplo, fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.


O tratamento, no entanto, não se resume a medicamentos. Ao lado do neurologista, atuam outros profissionais, como psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, entre outros. Todos integrados visam reduzir a espasticidade, espasmo, fadiga, depressão, entre diversos outros sintomas, e promover a adaptação e recuperação do paciente, quando possível, e prevenir complicações como deformidades ósseas.



0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page