top of page
Buscar
  • Foto do escritorJanete Meire Ribeiro Cipriano

85% DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE RIO PRETO SÃO REPROVADOS NO QUESITO "LIMPEZA"




De 108 cidades da região avaliadas por ranking da limpeza urbana, 91 foram "reprovadas" e apenas quatro tiveram notas consideradas "altas" - mesmo assim, apenas ficaram acima da média.


Esse é o retrato da 7ª edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). O estudo realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a PwC Brasil.


Dos 108 municípios da região que foram avaliados, 91 não conseguiram atingir nota suficiente nem para chegar na faixa “média” do índice, ou seja, 85% das cidades tiveram notas baixas ou muito baixas.


Resumo da região

108 municípios da região de Rio Preto foram avaliados 43 cidades ficaram na faixa “muito baixa” do índice (abaixo de 0,5) 48 ficaram na faixa “baixa” (de 0,5 a 0,6) 13 na faixa “médio” (de 0,6 a 0,7) 4 na faixa “alta” (de 0,7 a 0,8) Nenhuma ficou na faixa “muito alta” (acima de 0,8)


Na região, as cidades de Tanabi (0,704), Pereira Barreto (0,728), Marinópolis (0,731) e Potirendaba (0,704) foram as que conseguiram as melhores pontuações no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu).


VOTUPORANGA foi classificada com nota MUITO BAIXA no índice, ficando com 0,498. Essa nota pode melhorar e muito, já que o município conta com pontos fixos de descarte de resíduos e materiais inservíveis, além de 3 Ecotudo e outros projetos para destinação correta do lixo.


A aferição da aderência dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) levou em consideração quatro parâmetros: engajamento do município (população atendida em relação à população total); sustentabilidade financeira (cobrança específica menos despesa com o serviço sobre o custo total do serviço no município); recuperação dos recursos coletados (material reciclável recuperado sobre o total coletado); e impacto ambiental.


Informações: diarioweb.com.br

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page