top of page
Buscar
  • Foto do escritorJanete Meire Ribeiro Cipriano

CRÓTON – A PLANTA DA MODA




O nome científico do cróton é Codiaeum variegatum, uma espécie de planta perene, definitiva que tem distribuição natural na Indonésia, Malásia, Austrália e ilhas do Pacífico ocidental, ocorrendo em florestas abertas e matagais. (Já pensou estar fazendo uma trilha e ficar de frente com uma espécie rara da planta?)


O cróton é um arbusto que quando adulto pode alcançar até 3 metros. O que chama a atenção nessa planta é a coloração de suas folhagens, que normalmente variam entre tons de verde, amarelo, vermelho e laranja.




É considerada uma das mais versáteis usadas em jardinagem, porque é indicada tanto para vasos quanto canteiros, seja em ambientes externos ou internos. A forma mais fácil de reproduzi-lo em casa é através de estacas. O melhor mesmo é adquirir uma planta já com o tamanho desejado.


O cróton cresce mais se protegido do sol forte. Embaixo da luz solar intensa, ele cresce mais lentamente e suas folhas ficam mais opacas e, em meia sombra, a planta dá uma esticada e a folhagem ganha um aspecto brilhante.



A adubação é a melhor forma de manter pragas longe do cróton e, em especial, cochonilhas. Um dos fertilizantes mais recomendados é o Bokashi, que é bem completo, para manter sua planta saudável e mais resistente à pragas. Agora, se já tem cochonilhas, uma escovinha com água e detergente, junto com paciência, é o ideal para remover as pragas. Não esqueça de regar bem as folhas antes de levar seu cróton para o sol.


Por falar em regas, elas são essenciais para manter o cróton saudável, principalmente as plantas que ficam expostas no sol. É preciso ter cuidado para não encharcar demais porque as raízes podem apodrecer.


Se você quer uma planta rústica, que não dê trabalho para cuidar, o cróton com certeza é uma boa escolha.




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page