top of page
Buscar
  • Foto do escritorJanete Meire Ribeiro Cipriano

USO DE ADOÇANTES PODE FAZER MAL PARA SAÚDE


A OMS, Organização Mundial da Saúde, afirmou nesta segunda-feira,15/05, que os adoçantes não são eficazes para o controle de peso em longo prazo e podem ter efeitos indesejados se usados por muito tempo, como o aumento do risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

Entre os produtos específicos que não são recomendados estão acessulfame-K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, bem como estévia e seus derivados. "As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos que naturalmente contêm açúcares, como frutas, ou alimentos e bebidas que não sejam doces", disse o diretor de nutrição e segurança alimentar da OMS, Francesco Branca.

Essa recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto àquelas com diabetes preexistente. A OMS também afirmou que essa nova recomendação inclui adoçantes sintéticos, naturais ou modificados "que não são classificados como açúcares encontrados em bebidas e alimentos industrializados" ou que são vendidos separadamente para serem adicionados pelo consumidor.

Essa recomendação não se aplica a açúcares de baixa caloria ou álcoois de açúcar, pois são derivados do açúcar e contêm calorias e, portanto, não são considerados adoçantes. Esse conjunto de orientações se baseia nas conclusões da revisão de evidências científicas e faz parte dos esforços da OMS para garantir que os países adotem políticas que favoreçam hábitos alimentares saudáveis e dietas de qualidade, que reduzam o risco de sofrer de doenças crônicas.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page