top of page
Buscar
  • Foto do escritorJanete Meire Ribeiro Cipriano

CONTA DE LUZ SUBIU 70% ENTRE 2015 E 2022

Atualizado: 10 de mai. de 2023


A conta de luz subiu mais que a inflação entre 2015 e 2022. A alta acumulada das tarifas elétricas residenciais no período foi de 70%. Nesse mesmo intervalo de tempo, a inflação oficial, calculada pelo IPCA, registrou alta de 58%, 12 pontos percentuais a menos. Os cálculos são da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, a Abraceel.


De acordo com a entidade, a diferença entre a alta das tarifas e a inflação não foi maior porque, no ano passado, a tarifa residencial de energia ficou, em média, 20% mais barata.

E dois fatores foram primordiais para isso: a redução da carga tributária sobre a energia elétrica e melhora no cenário hidrológico – como choveu mais, as hidrelétricas mantiveram bons níveis e não foi preciso acionar as termelétricas para suprir a demanda, o que possibilitou manter a bandeira tarifária verde na conta de luz.


Mas, para a Abraceel, a energia no nosso país poderia pesar menos no bolso do brasileiro. O caminho, segundo a entidade, é realizar uma reforma estrutural do setor elétrico, abrindo totalmente o mercado para todos os consumidores de energia elétrica.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page